Como usar o Google Tradutor – Aprenda a fazer traduções instantâneas

Google Tradutor – Em várias situações uma pessoa que não domina um idioma recorre ao uso de um tradutor, seja para traduzir um documento para realizar um trabalho, uma conversa com um amigo estrangeiro, enfim, muitas aplicações.

Entre os tradutores disponíveis gratuitamente na internet, o Google tradutor se destaca. Fácil, simples e intuitivo, a poderosa ferramenta de tradução online da gigante Google apresenta soluções efetivas no que se propõe a fazer.

Nesse artigo falaremos como você pode usar o Google Tradutor para traduzir documentos, sites, blogs, artigos científicos etc em vários idiomas. Além disso, mostraremos como utilizar os principais recursos da ferramenta com o intuito de aumentar a experiência do usuário na ferramenta.

Usando o Google Translate passo a passo

Google Tradutor

Passo 1: abra o seu navegador predileto e, na barra de endereços, digite o endereço a seguir: tradutor.google.com. Caso utilizando o Google Chrome, basta digitar “tradutor google” na barra de endereços e apertar em buscar.

Passo 2: Na página inicial, escolha os idiomas que deseja traduzir. Por exemplo, se o usuário deseja traduzir um texto do inglês para o português, então que inserir esses idiomas no painel.

Passo 3: cole o texto a ser traduzido na caixa esquerda do site. Depois disso, clique em traduzir. Pronto, dentro de poucos segundos o texto traduzido aparecerá na caixa localizado no canto direito do site.

Dicas e macetes do Google Tradutor

Um dos grandes diferenciais da ferramenta de tradução do Google são os recursos oferecidos para facilitar a usabilidade do usuário, proporcionando uma experiência aumentada por aqueles que desejam traduzir alguma coisa.

Google Tradutor

  • Detectando o idioma automaticamente

Uma das grandes vantagens em utilizar essa ferramenta, é a possibilidade da mesma identificar automaticamente o idioma do texto que o usuário deseja traduzir. Isso ajuda pois poupa tempo, pois o usuário deverá selecionar apenas o idioma de saída.

  • Tradução instantânea

Outra ferramenta muito interessante no tradutor é a possibilidade de traduzir os textos automaticamente, só colando o texto no site. Contudo, o usuário poderá desmarcar essa opção caso desejar. Ao fazer isso, toda vez que um texto for inserido no site para ser traduzido, o usuário deverá apertar o botão “traduzir” para prosseguir com a ação.

  • Ouvindo a pronuncia do texto

Para quem estuda inglês ou outro idioma estrangeiro, aprender a pronunciar a palavra é um dos maiores desafios impostos. Na verdade, muita gente até sabe pronunciar, mas tem vergonha na hora “da verdade”.

tradutor oferece uma ferramenta que auxilia os usuários nesse sentido: ao realizar uma tradução, é possível ouvi-la em áudio. Seja de uma frase ou de uma palavra única, é só clicar no microfone para que o robô do Google leia a mensagem. Para quem está treinando o inglês e, preferencialmente, a pronúncia de palavras, essa dica é um prato cheio para aprender.

  • Veja a aplicação das palavras com exemplos

Outro recurso bastante interessante presente na ferramenta, os exemplos das palavras são uma forma de fixar o aprendizado para o usuário que está realizando a tradução. No box direito do site, onde aparece o texto traduzido, é possível clicar na opção para mostrar exemplos. E, aí, o usuário verá uma série de situações cotidianas onde a palavra/termo é utilizado. Bem legal!

Conclusão

Existem diversos tradutores online gratuitos na Internet, todos com seus pros e contras. Mas é inegável que o Google Tradutor seja o um dos melhores recursos do gênero disponíveis na web. Sua utilização é muito simples e os resultados são extremamente satisfatórios. Caso você não conheça, ainda, pode utilizar que você não se arrependerá.

Você ficou com alguma dúvida sobre a utilização do Google Tradutor? Deixe um comentário aí embaixo para que possamos te ajudar na sua dúvida.